Psicoterapia infantil ou Ludoterapia é uma técnica psicoterapêutica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança. Durante as sessões de Ludoterapia é dada a oportunidade da criança liberar os seus sentimentos e conflitos através da brincadeira. A criança “fala” por meio de atividades lúdicas. Através de desenhos e brincadeiras, ela projeta a sua realidade, e assim, o psicólogo poderá ajuda-lá a reorganizar-se e fortalecer-se diante do mundo.É igual ao que acontece na terapia de adultos, onde o meio natural de resolução dos conflitos é através das palavras.
Com muita freqüência os sintomas apresentados pelas crianças não são percebidos pelos pais e familiares. A tristeza, a apatia, a ansiedade, a irritabilidade ou mesmo a agressividade são vistas pelos adultos como algo que “vai passar”, “é manha” ou “é falta de limites”, mas isso pode estar mascarando um problema mais sério. A criança na maioria das vezes não sabe nomear os próprios sentimentos, então precisamos auxilia-lá nesta tarefa, para que ela possa dar continuidade ao seu desenvolvimento.
A participação dos pais é essencial neste processo. O “lugar” que esta criança ocupa na família pode nos dar pistas da sintomatologia que ela apresenta. O psicólogo irá muitas vezes mediar também o diálogo entre a criança, a família e a escola.
Terapia Infantil